Projeto Pedagógico

Acreditamos que na Escola, se aprende a viver entre os pares, a repartir tarefas e responsabilidades e a conviver com as diferenças. Sendo assim, o nosso Projeto Político Pedagógico busca, além do desenvolvimento de   habilidades e da construção do conhecimento, a formação do SER em sintonia com o pensamento educacional contemporâneo, pautado nos pressupostos humanistas, construtivistas e sociointeracionista que acompanham a trajetória da Escola durante os seus 50 anos de existência. No seu processo educativo flexível e dinâmico, o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social é considerado como uma ação conjunta.

Todos são autores e atores, estabelecendo um diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, num processo que perpassa pela visão de mundo, de vida e do ser humano, de forma harmônica e criativa, em uma perspectiva intercultural.

Desse modo, os educandos são considerados como construtores ativos, sem perder o encantamento da infância e os educadores, como mediadores dessa construção.

Dentre outras práticas pedagógicas, as metodologias ativas e os Projetos Didáticos são construções coletivas entre educandos e educadores, levando-se em conta os objetivos e os diferentes modos de aprender.

Educação Infantil

O que fazemos para ser o que somos? E o que podemos fazer para nos modificar e modificar o mundo em que vivemos? O que torna o sujeito protagonista da sua história e dessas transformações?

Dentro da Escola, esse processo se inicia na Educação Infantil. Na Girassol, desde o primeiro ano de vida, a criança imerge em um mundo de afeto e experiências prazerosas e significativas, que aguçam a curiosidade e favorecem descobertas fundamentais para o desenvolvimento nos aspectos físico, sócio afetivo, cognitivo e psicomotor, e oportunizam a descoberta do mundo, das relações, dos afetos, dos objetos, da natureza, do próprio corpo, dos movimentos, das possibilidades de expressão.

A organização da escolaridade na Educação Infantil se faz por ciclos: Ciclo I : grupos 1, 2 e 3  e Ciclo II: grupos 4 e 5. Entendemos que as crianças não aprendem da mesma forma, nem ao mesmo tempo, tratamos a construção do conhecimento como processo e como uma vivência de construção, sem interrupções, em que a criança, como sujeito da ação, está permanentemente se formando, construindo significados com base nas relações que tem com o mundo.

Todo esse processo é pautado em um Projeto Pedagógico vivo, flexível e dinâmico, que impulsiona uma postura crítica e transformadora, um agir de forma local e global, individual e coletivo, que leva em consideração as diferentes dimensões curriculares, que incluem: relação com meio físico e social, identidade e autonomia, e as linguagens: matemática, linguagem oral e escrita, musical, plástica e corporal e o contato com a segunda língua.

“As áreas do conhecimento interagem, estabelecendo um processo que que perpassa pela visão de mundo, de vida e do ser humano, de forma harmônica e criativa”

Ensino Fundamental

Temos como propósito, promover avanços no desenvolvimento dos nossos educandos com a faixa etária de 6 a 10 anos, período em que o corpo está mais ativo, com pensamento mais lógico e ávido por descobertas. Diante desse cenário, buscamos a criatividade, a ludicidade, a espontaneidade, o pensamento lógico, a criticidade, a observação e a investigação como suportes para direcionarem a nossa prática pedagógica.

A postura de estudante passa a ser gerida, gradativamente, com mais autonomia, as relações se fortalecem, criando um clima favorável ao trabalho coletivo.

Consciente desse processo, o nosso cotidiano é fundamentado numa prática significativa, desafiadora, inter e transdisciplinar, que dialogam com as áreas do conhecimento.

Dessa forma, a proposta é que o fazer pedagógico esteja pautado em projetos, pesquisas, eventos, excursões, criações artísticas, debates, atividades tecnológicas e de investigação científica dentre outras, sempre valorizando o respeito ao ritmo e ideia do outro e a cooperação.

Nossa Equipe

Por entender a Escola como espaço dinâmico e o conhecimento como busca constante, temos uma equipe de profissionais que impulsionam o fazer pedagógico da nossa Instituição. Isso requer um conjunto de ações de formação profissional para que possamos analisar, discutir, avaliar e compartilhar a prática pedagógica com o objetivo de rever conceitos, metodologias e atitudes que possibilitem o aprendizado