Decoração de fundo azul
Coração batendo no rodapé do banner Corações dourados no rodapé do banner

Currículo Bilíngue Integrado (das 7h50 às 16h20)

O nosso Projeto Pedagógico busca, além do desenvolvimento de habilidades e da construção do conhecimento, a formação do SER em sintonia com o pensamento educacional contemporâneo, pautado nos pressupostos humanistas, construtivistas e sociointeracionistas que acompanham a trajetória da Escola durante mais de 50 anos de existência. No seu processo educativo flexível e dinâmico, o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social é considerado como uma ação conjunta.

Todos são autores e atores, estabelecendo um diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, num processo que perpassa pela visão do mundo, da vida e do ser humano, de forma harmônica e criativa, em uma perspectiva multicultural.
As crianças são agentes do próprio aprendizado, sem abrir a mão do encantamento e da ludicidade que marcam a infância. Os educadores atuam como mediadores atentos, que acompanham e potencializam esse processo de construção.

Acreditamos que o desenvolvimento cognitivo caminha junto com o bem-estar emocional, o movimento e a convivência. Os intervalos, os tempos de pátio e as propostas lúdicas fazem parte do currículo com intencionalidade, garantindo que a criança tenha espaço para explorar, criar, imaginar e se relacionar.

Utilizamos metodologias ativas e Projetos Didáticos interdisciplinares como ferramentas essenciais do nosso fazer pedagógico. Essas práticas são elaboradas em parceria entre educadores e educandos, respeitando os diferentes modos de aprendizagem e os objetivos de cada grupo — sempre com intencionalidade, criatividade e sentido.

Oferecemos dois modelos de jornada escolar para essa etapa:

  • Currículo Regular (das 7h50 às 12h30)
  • Currículo Bilíngue Integrado (das 7h50 às 16h20)

 

Currículo Regular (BNCC)

Nosso projeto pedagógico é autoral e segue os princípios e competências da Base Nacional Comum Curricular , garantindo uma formação sólida nas áreas de conhecimento.

Nosso projeto pedagógico é autoral e segue os princípios e competências da Base Nacional Comum Curricular , garantindo uma formação sólida nas áreas de conhecimento.

Inglês todos os dias

As crianças têm aulas de inglês diariamente , com carga horária de 50 minutos por dia , voltadas para a ampliação da vocabulário, oralidade e compreensão auditiva, com foco no uso funcional da língua desde os primeiros anos.

As crianças têm aulas de inglês diariamente , com carga horária de 50 minutos por dia , voltadas para a ampliação da vocabulário, oralidade e compreensão auditiva, com foco no uso funcional da língua desde os primeiros anos.

Projetos interdisciplinares

O conteúdo é elaborado de forma integrada por meio de projetos didáticos , que conectam diferentes áreas do conhecimento, estimulam o pensamento crítico e favorecem a aprendizagem com sentido.

O conteúdo é elaborado de forma integrada por meio de projetos didáticos , que conectam diferentes áreas do conhecimento, estimulam o pensamento crítico e favorecem a aprendizagem com sentido.

Metodologias ativas

Aulas investigativas, criação de hipóteses, resolução de problemas, uso de recursos tecnológicos e espaços como o maker fazem parte da rotina, tornando a aprendizagem mais dinâmica, prática e colaborativa.

Aulas investigativas, criação de hipóteses, resolução de problemas, uso de recursos tecnológicos e espaços como o maker fazem parte da rotina, tornando a aprendizagem mais dinâmica, prática e colaborativa.

Avaliação formativa e contínua

O processo de avaliação acompanha o percurso de cada criança, valorizando os avanços individuais, o raciocínio, a criatividade e a construção coletiva do conhecimento.

O processo de avaliação acompanha o percurso de cada criança, valorizando os avanços individuais, o raciocínio, a criatividade e a construção coletiva do conhecimento.

Formação integral

Mais do que conteúdo, adquirimos o desenvolvimento socioemocional , o fortalecimento dos vínculos, o exercício da escuta e da convivência, alinhados aos valores do Girassol.

Mais do que conteúdo, adquirimos o desenvolvimento socioemocional , o fortalecimento dos vínculos, o exercício da escuta e da convivência, alinhados aos valores do Girassol.

Tecnologia e Espaço Maker

A Girassol conta com salas de tecnologia e um espaço maker equipado para desenvolver o pensamento computacional, a criatividade e a resolução de problemas. As crianças exploram ferramentas digitais e materiais diversos em atividades práticas que integram tecnologia e inovação ao currículo.

A Girassol conta com salas de tecnologia e um espaço maker equipado para desenvolver o pensamento computacional, a criatividade e a resolução de problemas. As crianças exploram ferramentas digitais e materiais diversos em atividades práticas que integram tecnologia e inovação ao currículo.

Currículo Bilíngue Integrado

O currículo bilíngue integrado oferece 50% da carga horária em inglês como meio de instrução em diferentes componentes curriculares como Ciências (Ciências), Matemática (Matemática), Ciências Humanas (Humanidades), Educação Física (Educação Física) e diversos projetos interdisciplinares contínuas em língua adicional, seguindo o Currículo Internacional Cambridge Primary e entregues à BNCC.

O currículo bilíngue integrado oferece 50% da carga horária em inglês como meio de instrução em diferentes componentes curriculares como Ciências (Ciências), Matemática (Matemática), Ciências Humanas (Humanidades), Educação Física (Educação Física) e diversos projetos interdisciplinares contínuas em língua adicional, seguindo o Currículo Internacional Cambridge Primary e entregues à BNCC.

Perspectiva multicultural

Integração entre cultura baiana e referencial global, formando alunos capazes de transitar por diferentes códigos culturais com abertura e agência. Os alunos têm acesso à disciplina Cambridge Global Perspectives , que desenvolve habilidades de pesquisa, argumentação, empatia e visão de mundo, fortalecendo competências para pensar localmente e agir globalmente.

Integração entre cultura baiana e referencial global, formando alunos capazes de transitar por diferentes códigos culturais com abertura e agência. Os alunos têm acesso à disciplina Cambridge Global Perspectives , que desenvolve habilidades de pesquisa, argumentação, empatia e visão de mundo, fortalecendo competências para pensar localmente e agir globalmente.

Language Support Program (LSP)

Um programa pioneiro em nossa cidade, que oferece suporte linguístico diário para quem precisa fortalecer a proficiência e acompanhar a turma com confiança.

Um programa pioneiro em nossa cidade, que oferece suporte linguístico diário para quem precisa fortalecer a proficiência e acompanhar a turma com confiança.

Progressão internacional

Continuidade natural para exames Cambridge English e etapas seguintes do Cambridge Pathway, sem perder de vista a identidade local.

Continuidade natural para exames Cambridge English e etapas seguintes do Cambridge Pathway, sem perder de vista a identidade local.

Formação integral

O desenvolvimento socioemocional é parte estruturante da proposta bilíngue. Por meio do desenvolvimento socioemocional , do fortalecimento dos vínculos e da convivência. A componente curricular Cambridge Wellbeing permite que as crianças explorem temas como emoções, empatia, resolução de conflitos, escuta ativa e autocuidado.

O desenvolvimento socioemocional é parte estruturante da proposta bilíngue. Por meio do desenvolvimento socioemocional , do fortalecimento dos vínculos e da convivência. A componente curricular Cambridge Wellbeing permite que as crianças explorem temas como emoções, empatia, resolução de conflitos, escuta ativa e autocuidado.

Tempo de ser criança: brincar e conviver

Mesmo com uma jornada ampliada, o currículo bilíngue respeita os tempos da infância , preservando momentos dedicados ao brincar livre , ao descanso e à interação social envolvente.

Mesmo com uma jornada ampliada, o currículo bilíngue respeita os tempos da infância , preservando momentos dedicados ao brincar livre , ao descanso e à interação social envolvente.