Decoração de fundo azul
Coração batendo no rodapé do banner Corações dourados no rodapé do banner
Infância como fundação

Desde o primeiro ano de vida, as crianças mergulham em um ambiente de experiências significativas, no qual o afeto, a escuta e a curiosidade conduzem o processo de aprendizagem. Acompanhamos de perto perguntas fundamentais da infância: Quem sou eu? O que posso transformar? Como eu me relaciono com o mundo?

Desde o primeiro ano de vida, as crianças mergulham em um ambiente de experiências significativas, no qual o afeto, a escuta e a curiosidade conduzem o processo de aprendizagem. Acompanhamos de perto perguntas fundamentais da infância: Quem sou eu? O que posso transformar? Como eu me relaciono com o mundo?

Aprender: uma experiência viva

Na Girassol, aprendizagem é construção — e acontece de forma viva, contínua e relacional. O conhecimento se forma nos encontros: com os objetos, com a natureza, com o corpo, com o outro e com as múltiplas linguagens. Valorizamos o erro como parte do processo, o tempo como aliado e a escuta como ferramenta pedagógica essencial.

Na Girassol, aprendizagem é construção — e acontece de forma viva, contínua e relacional. O conhecimento se forma nos encontros: com os objetos, com a natureza, com o corpo, com o outro e com as múltiplas linguagens. Valorizamos o erro como parte do processo, o tempo como aliado e a escuta como ferramenta pedagógica essencial.

Metodologias que valorizam a infância

Nossa prática pedagógica é sustentada por metodologias ativas e influenciadas pelas abordagens sociointeracionistas, humanistas, regianas e pela Pedagogia da Escuta. Entendemos que cada criança aprende de forma única e precisa ser escutada com atenção afetiva.

Propostas flexíveis, investigações coletivas, projetos interdisciplinares e contextos provocadores são estratégias presentes no cotidiano. As crianças constroem saberes com significado, em processos colaborativos que estimulam a ludicidade, a criatividade, a autonomia, e o pensamento crítico.

Nossa prática pedagógica é sustentada por metodologias ativas e influenciadas pelas abordagens sociointeracionistas, humanistas, regianas e pela Pedagogia da Escuta. Entendemos que cada criança aprende de forma única e precisa ser escutada com atenção afetiva.

Propostas flexíveis, investigações coletivas, projetos interdisciplinares e contextos provocadores são estratégias presentes no cotidiano. As crianças constroem saberes com significado, em processos colaborativos que estimulam a ludicidade, a criatividade, a autonomia, e o pensamento crítico.

Um projeto com identidade e valores

Nosso projeto pedagógico é autoral, dinâmico e sensível ao tempo presente. Ele expressa os valores que sustentam a cultura do Girassol: solidariedade, respeito, autonomia, ética, integridade e compaixão. Esses princípios atravessam todas as vivências e ajudam a formar crianças mais conscientes de si, do outro e do coletivo.

Nosso projeto pedagógico é autoral, dinâmico e sensível ao tempo presente. Ele expressa os valores que sustentam a cultura do Girassol: solidariedade, respeito, autonomia, ética, integridade e compaixão. Esses princípios atravessam todas as vivências e ajudam a formar crianças mais conscientes de si, do outro e do coletivo.

Bilinguismo desde o Grupo 1

O inglês é inserido de forma natural, lúdica e respeitosa, como mais uma linguagem presente no cotidiano. Com base no Cambridge Early Years, desenvolvemos uma proposta bilíngue que amplia repertórios, sem perder o vínculo com a identidade cultural da criança.

A partir da Educação Infantil, as crianças são modificadas ao inglês por meio de propostas lúdicas e significativas preparando o caminho para o Cambridge Primary no Ensino Fundamental.

O inglês é inserido de forma natural, lúdica e respeitosa, como mais uma linguagem presente no cotidiano. Com base no Cambridge Early Years, desenvolvemos uma proposta bilíngue que amplia repertórios, sem perder o vínculo com a identidade cultural da criança.

A partir da Educação Infantil, as crianças são modificadas ao inglês por meio de propostas lúdicas e significativas preparando o caminho para o Cambridge Primary no Ensino Fundamental.

TURNO ESTENDIDO

Ateliê da Infância

Para as crianças do Grupo 1 ao Grupo 4, a Escola Girassol oferece o Ateliê da Infância como proposta de contraturno escolar. Mais do que uma atividade complementar, o Ateliê é um espaço pensado para que as crianças ampliem suas experiências de mundo por meio da arte, do brincar e da experimentação com diferentes linguagens.

O Ateliê da Infância é um programa opcional e convida as crianças a explorarem materiais, formas, cores, texturas e movimentos com liberdade, intencionalidade e sensibilidade. 

A intenção é respeitar os tempos e os interesses das infâncias, promovendo vivências que estimulam a imaginação, a autonomia, a atenção e o diálogo entre diferentes formas de expressão.

É uma oportunidade rica e significativa de permanecer na escola em um ambiente acolhedor, onde o aprendizado continua a florescer de maneira lúdica, afetiva e criativa.