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O que é educação para nós

A concepção de educação na Escola Girassol tem como referência as correntes Humanista, Construtivista e Sociointeracionista.

A interpretação dessas teorias coloca a criança como sujeita em seu processo de aprendizagem, por meio de experimentações, pesquisas e criticidade, pois entendemos que aprender acontece quando o conhecimento externo é sentido, questionado e transformado internamente.

Além dessas bases sólidas, incorporamos pedagogias contemporâneas como a Pedagogia da Escuta, a Abordagem Reggiana e a Pedagogia de Projetos. Elas valorizam a escuta sensível, a co-construção do saber e a agência das crianças, ampliando e atualizando nossa prática para os desafios do mundo atual. Aqui, a educação não é um processo passivo como a transmissão de uma sequência de conteúdos, é uma construção viva, feita por meio de ações, interações e descobertas, onde cada criança cria sua própria visão de mundo. O papel do professor é mediar e acompanhar essa jornada de forma respeitosa e cuidadosa.

Ensino Bilíngue com perspectiva multicultural

Com uma educação bilíngue com perspectiva multicultural, integramos referências da cultura baiana à cultura global, promovendo uma educação que prepara as crianças para transitar entre diferentes códigos culturais com curiosidade, repertório, respeito à diversidade e agência na transformação positiva do mundo em que vivem.

Como uma Cambridge International School, adotamos o programa Cambridge Early Years, para a Educação Infantil, integrando o inglês de forma lúdica, orgânica e homologada às necessidades do desenvolvimento infantil.

A partir do 1º ano do Ensino Fundamental, o aprendizado se expande com o Cambridge Primary, com 50% da carga horária dedicada à exploração de conteúdos na língua inglesa e integrar os componentes da BNCC às abordagens investigativas e interdisciplinares oferecidas pelo currículo internacional de Cambridge.

Com uma educação bilíngue com perspectiva multicultural, integramos referências da cultura baiana à cultura global, promovendo uma educação que prepara as crianças para transitar entre diferentes códigos culturais com curiosidade, repertório, respeito à diversidade e agência na transformação positiva do mundo em que vivem.

Como uma Cambridge International School, adotamos o programa Cambridge Early Years, para a Educação Infantil, integrando o inglês de forma lúdica, orgânica e homologada às necessidades do desenvolvimento infantil.

A partir do 1º ano do Ensino Fundamental, o aprendizado se expande com o Cambridge Primary, com 50% da carga horária dedicada à exploração de conteúdos na língua inglesa e integrar os componentes da BNCC às abordagens investigativas e interdisciplinares oferecidas pelo currículo internacional de Cambridge.

Pedagogia Participativa e Autoral

O projeto Girassol foi desenhado por nossos próprios educadores e integra metodologias contemporâneas que visam melhorar um processo de ensino-aprendizagem consistente com o mundo em transformação. Articulamos inovação com a tradição da cultura baiana e brasileira, valorizando a individualidade de cada criança.

Nossos estudantes são incentivadas a explorar o mundo que está ao redor, a desenvolver a criticidade, construindo o conhecimento por meio de problematizações, experiências práticas e interativas, mobilizadoras dos aspectos cognitivos e socioemocionais.

Nessa proposta, entende-se que a criança não pode ser meramente um receptor de informações, mas deve ser um sujeito ativo na apropriação do conhecimento, trabalhando com foco e consciência no caminho que percorre.

O projeto Girassol foi desenhado por nossos próprios educadores e integra metodologias contemporâneas que visam melhorar um processo de ensino-aprendizagem consistente com o mundo em transformação. Articulamos inovação com a tradição da cultura baiana e brasileira, valorizando a individualidade de cada criança.

Nossos estudantes são incentivadas a explorar o mundo que está ao redor, a desenvolver a criticidade, construindo o conhecimento por meio de problematizações, experiências práticas e interativas, mobilizadoras dos aspectos cognitivos e socioemocionais.

Nessa proposta, entende-se que a criança não pode ser meramente um receptor de informações, mas deve ser um sujeito ativo na apropriação do conhecimento, trabalhando com foco e consciência no caminho que percorre.

Quando expostas às práticas que estimulam a participação, nossos estudantes são convidados a:

Assumir compromisso com o próprio aprendizado, exercendo autoria;
Desenvolver uma postura de sujeito de aprendizagem, com autonomia;
Tornar-se ativos na construção do conhecimento, deixando de ser apenas receptores;
Selecionar formas e recursos para aprender, praticando a autogestão;
Produzir individualmente de maneira organizada e com critérios de qualidade;
Exercitar o protagonismo;
Agir de forma colaborativa, fortalecendo a aprendizagem horizontal;
Encontrar significado em todo o processo de aprender.
Fundo Projeto Pedagógico