Acreditamos em uma educação que nasce das relações. Uma escola onde cada criança é vista, escutada e acolhida em sua maneira de ser, sentir e aprender. Aqui, a convivência acontece de forma intencional e cuidadosa, fortalecendo vínculos, promovendo aprendizagens e respeitando os ritmos e singularidades da infância.
O que é educação para nós
A concepção de educação na Escola Girassol tem como referência as correntes Humanista, Construtivista e Sociointeracionista.
A interpretação dessas teorias coloca a criança como sujeita em seu processo de aprendizagem, por meio de experimentações, pesquisas e criticidade, pois entendemos que aprender acontece quando o conhecimento externo é sentido, questionado e transformado internamente.
Além dessas bases sólidas, incorporamos pedagogias contemporâneas como a Pedagogia da Escuta, a Abordagem Reggiana e a Pedagogia de Projetos. Elas valorizam a escuta sensível, a co-construção do saber e a agência das crianças, ampliando e atualizando nossa prática para os desafios do mundo atual. Aqui, a educação não é um processo passivo como a transmissão de uma sequência de conteúdos, é uma construção viva, feita por meio de ações, interações e descobertas, onde cada criança cria sua própria visão de mundo. O papel do professor é mediar e acompanhar essa jornada de forma respeitosa e cuidadosa.
Com uma educação bilíngue com perspectiva multicultural, integramos referências da cultura baiana à cultura global, promovendo uma educação que prepara as crianças para transitar entre diferentes códigos culturais com curiosidade, repertório, respeito à diversidade e agência na transformação positiva do mundo em que vivem.
Como uma Cambridge International School, adotamos o programa Cambridge Early Years, para a Educação Infantil, integrando o inglês de forma lúdica, orgânica e homologada às necessidades do desenvolvimento infantil.
A partir do 1º ano do Ensino Fundamental, o aprendizado se expande com o Cambridge Primary, com 50% da carga horária dedicada à exploração de conteúdos na língua inglesa e integrar os componentes da BNCC às abordagens investigativas e interdisciplinares oferecidas pelo currículo internacional de Cambridge.
Com uma educação bilíngue com perspectiva multicultural, integramos referências da cultura baiana à cultura global, promovendo uma educação que prepara as crianças para transitar entre diferentes códigos culturais com curiosidade, repertório, respeito à diversidade e agência na transformação positiva do mundo em que vivem.
Como uma Cambridge International School, adotamos o programa Cambridge Early Years, para a Educação Infantil, integrando o inglês de forma lúdica, orgânica e homologada às necessidades do desenvolvimento infantil.
A partir do 1º ano do Ensino Fundamental, o aprendizado se expande com o Cambridge Primary, com 50% da carga horária dedicada à exploração de conteúdos na língua inglesa e integrar os componentes da BNCC às abordagens investigativas e interdisciplinares oferecidas pelo currículo internacional de Cambridge.
 
                         
                        O projeto Girassol foi desenhado por nossos próprios educadores e integra metodologias contemporâneas que visam melhorar um processo de ensino-aprendizagem consistente com o mundo em transformação. Articulamos inovação com a tradição da cultura baiana e brasileira, valorizando a individualidade de cada criança.
Nossos estudantes são incentivadas a explorar o mundo que está ao redor, a desenvolver a criticidade, construindo o conhecimento por meio de problematizações, experiências práticas e interativas, mobilizadoras dos aspectos cognitivos e socioemocionais.
Nessa proposta, entende-se que a criança não pode ser meramente um receptor de informações, mas deve ser um sujeito ativo na apropriação do conhecimento, trabalhando com foco e consciência no caminho que percorre.
O projeto Girassol foi desenhado por nossos próprios educadores e integra metodologias contemporâneas que visam melhorar um processo de ensino-aprendizagem consistente com o mundo em transformação. Articulamos inovação com a tradição da cultura baiana e brasileira, valorizando a individualidade de cada criança.
Nossos estudantes são incentivadas a explorar o mundo que está ao redor, a desenvolver a criticidade, construindo o conhecimento por meio de problematizações, experiências práticas e interativas, mobilizadoras dos aspectos cognitivos e socioemocionais.
Nessa proposta, entende-se que a criança não pode ser meramente um receptor de informações, mas deve ser um sujeito ativo na apropriação do conhecimento, trabalhando com foco e consciência no caminho que percorre.
Quando expostas às práticas que estimulam a participação, nossos estudantes são convidados a:
 
     
	 
		 
		 
                         
         
     
         
         
         
                                