Decoração de fundo azul
Coração batendo no rodapé do banner Corações dourados no rodapé do banner

Nosso tripé de Tecnologia

O desenvolvimento do componente curricular da área da Tecnologia e Computação:

Com destaque para o Pensamento Computacional, promovido com o exercício da programação dos robôs, o projeto contempla também conceitos abarcados pelo Letramento Digital, através do uso de recursos para inúmeras produções digitais com textos, imagens, animações e apresentações, incluindo o uso constante da internet como fonte de pesquisa. Em paralelo, abordam-se também temas ligados à Segurança na Internet e Cidadania Digital.

O uso das ferramentas de produtividade pelo professor, para elaboração de seus materiais de trabalho:

A escolha dos recursos digitais que apoiam o trabalho dos professores — incluindo ferramentas de Inteligência Artificial — é feita em parceria com as coordenações pedagógicas. Essa curadoria garante que as tecnologias estejam alinhadas às necessidades do trabalho pedagógico e aos princípios do nosso projeto educativo, qualificando a prática docente e fortalecendo a formação continuada.

O uso, pelos alunos, de plataformas como suporte às demais áreas do conhecimento, num contexto interdisciplinar:

Na Educação Infantil, o uso da tecnologia acontece de forma integrada às práticas da infância, com experiências iniciais em Computação a partir do Grupo 4. As propostas são vivenciadas nos eixos de Trabalho, Criatividade e Jogos de Raciocínio, presentes na nossa Matriz Curricular.

No Ensino Fundamental, os alunos desenvolvem os componentes Computação e Letramento Digital / Computing & Digital Literacy , parte da formação diversificada. As práticas incluem, entre outros recursos, a Robótica Educacional, que promove o desenvolvimento do Pensamento Computacional por meio da montagem e programação de robôs — sempre com ludicidade e intencionalidade pedagógica.

Fundo do módulo de imagem
Flor de decoração da sessão imagem
Estrela de decoração do título de imagem
Decoração de fundo de imagem

Uma sala incrível

São algumas destas atividades

Dinâmicas de interação com montagens de Robôs LEGO;
Brincadeiras e jogos de lógica para introdução ao pensamento computacional com uso de recursos didáticos coloridos, de tamanhos, formas e texturas diversificadas.
Desafios variados de programação, plugados e sem tela, da Sphero Indi, por meio da ativação por sensor de cor e com uso de acessórios em núcleos diversos.
Atividades com dispositivos Micro:bit e montagens LEGO variadas, baseadas no funcionamento manual ou por meio da atuação de motores e sensores. Integrando práticas do Cultura Maker, com o uso de materiais reaproveitáveis.
Desafios variados de programação, plugados e sem tela, da Sphero Indi, por meio da ativação por sensor de cor e com uso de acessórios em núcleos diversos.